domingo, 31 de maio de 2009

O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha

O Fidalgo leitor e sitiante,
Ouve o chamado da aventura.
O sonho da letra é realidade:
O romance da cavalaria andante.

Sua aventura maior foi ousar,
O delírio da letra. Seu espírito.
O romance vivo de sua pessoa.
O personagem reconhecido...

D. Quixote fez sua história,
Revivendo o espírito dos livros.
Hoje é personagem livresco -,
Em suas aventuras narradas...

As batalhas e os moinhos,
Espelho de sua triste figura.
O sonho e delírio maior: o erro.
Característica de toda aventura.

Ousou tanto que enlouqueceu.
D. Quixote expira já satisfeito...
Seus personagens o acompanham.
As aventuras da cavalaria prosseguem.

Homenagem à Manuel Bandeira

Manuel Bandeira
Inventor de Poética
Lutador das palavras
Poesia pré-moderna...

Tremendamente irônico
Mordaz em gentilezas
na compreensão!
Tudo compreendia!

Cantou cidades e vivências,
Viagens em seu quarto -,
Do tamanho do mundo:
Da poesia pré-moderna!

Nunca vi seu sorriso,
Sua voz e sua história,
Sem chorar o lamento,
Do lirismo Poético!

Bandeira aparece
A recitar com sua voz
O Canto e a dor
de seus antepassados!

sábado, 30 de maio de 2009

Homenagem à Carlos Drumonnd de Andrade

Drumonnd é de Minas
E por isso é de ferro -,
Cem por cento Itabirano
De pedra poética!

Seu ser e existência
Fazia o pensamento
Drumonnd é pensador
É de Minas e político!

Chefe de Secretaria
Culto e recatado
Sempre tímido!
Estátua no mar!

As mãos no rosto
O pensamento
Sabe-se lá aonde,
Significa Tudo!

A Grandeza de Drumonnd
Vai ser descoberta,
Tesouro da Humanidade
Poeta pensadorque é!

Homenagem a Fernando Pessoa!

Fernando Pessoa
Poeta triste e grave,
Tão melancólico
E introspectivo!
Já fiz comparação
Entre ele e eu -,
Hoje nem comparo
Seu Caráter distante!
Pessoa era sózinho.
Sua Poesia Múltipla
Tantas Personalidades
O engrandecem!
Também Fui grande e bom.
Portugal é meu em sua Poesia.
Pessoa ressurge em Intelecto.
O Poeta finge nosso sofrimento!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pintura Cubista (Cubismo)

No início do Séc. XX este movimento artístico empreende direção para a arte e a pintura de forma não mais harmônica. Os quadros tem densidade e a sua textura é lisa e não rugosa com formas geométricas e cores elementares fortes, valoriza os sólidos e os volumes. A experimentação é com os sólidos regulares, com geometria por vezes ordenada na distribuição dos objetos na tela, as formas e volumes são geométricos e regulares. O Pintor distribui na tela com cores fortes: os sólidos, as figuras, os objetos geométricos - volumes. A harmonia é tênue ou difícil de sustentar - existe o peso nestes quadros. A densidade da tinta assume tom forte e bruto na tela através da pintura.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Queres Entrar na Matrix?

"Tome este comprimido vermelho e não o amarelo!!!" Senão seu acesso será negado. Então entre! Tens a Senha? Imagine você que chegue na cidade e pretenda montar uma peça teatral: tens a Senha?, então entre: a máquina começará a funcionar e serás reconhecido como teatrólogo! Sabemos da praxe. Existem regras para qualquer arte. O Pensamento de Jean Baudrillard afirma que existem objetos e que eles estão em conjunto ordenadamente e que esta estrutura montada se dispõe segundo comandos. Não significa que o pensamento seja sujeito - ele é apenas intensivo. O mal será reconhecido - regra moral. O crime perfeito é pensar: o virtual também é pensamento, visto em uma experiência, com nova disposição e outra formação dos objetos, a intensidade pode destruir o real. Habitamos o pensamento que será nosso ser indefinido... Eis a Senha!!

Paralelo entre Kant e Nietzsche

O método transcendental de Kant com sua ética e filosofia prática, regras de juízos morais, uma política libertária, certo romantismo na filosofia, favorável à crítica, o estado como organização superior, elogio à arte e visão de mundo lógica, dialética e revolução física e astronômica feita fundamento, o pensamento Kantiano irá balizar as formas de ação e prática do filósofo: o dever moral universal!
Ora Nietzsche adepto da força, crítico do estado, apologista da arte, demolidor da moral, nenhum dever, com conceito de ação ativo, irá questionar o "eu" e a identidade do filósofo, seus mil rostos, não dará aval à lógica, fará do filósofo não mais legislador quanto Kant, mas crítico da moral ocidental e dos valores de bem e mal que Kant privilegiava.
Ora a prática e agir do filósofo enquanto dever será apagada, esquecida. A moral da criação contínua, o reavaliar e criar novos valores favoráveis a novas formas de vida - experimentações: serão validados...
Então novo horizonte se abre e novas formas de engajamento e prática alternativas de vida...
Novamente a filosofia irá experimentar!

domingo, 24 de maio de 2009

EXTRA!

Lewis Carrol é o explorador da superfície. O Pensamento da aventura de alice no país das maravilhas. Alice é um sujeito sem determinação, uma mônada simples que promove a aventura do outro lado do espelho. O mundo de Alice é fantástico e obtuso, pleno não de fantasia mas de irrealidade. Antonin Artaud criticou Lewis Carrol em seu poema dos peixes e que pretendia traduzir e que não o fez devido a superficialidade, a afetação de um efeminado, o menino que não pretendia enfrentar a condição de pai. A escrita de Carrol segundo Artaud é de alguém que devia ter boa alimentação, plena de jogos lógicos, de non sense, de humor superficial, assim feito uma menininha se descobrindo, constituindo-se em seus "games". O Poema dos peixes de Artaud onde no mar não existe o "snark" monstro de Carrol, onde Sílvia e Bruno em sua história e narrativa, plena de absurdos, veem a chuva horizontalmente... Nietzsche inventariou as alturas. A fábula do pensador e homem na montanha - o sábio Zaratrustra. Ele é anunciador e profeta. Nietzsche fez uma promessa ameaça que em pouco tempo o Homem não mais seria e sim o Super-Homem... estes universos são plenos de aventuras...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Música das Palavras

A Voz especial
Do ser - diz tudo.
Canto e Poesia
Rumor e Debate.
Em cada Palavra
Ou sentenças e Frases
As expressões da fala
A música das Palavras
Discurso emissor:
Estética do dia-a-dia.
O Sentido Surge
Junto ao significado
Da Língua e Letra
Então denotamos.
O ouvinte "Inebriado"
Da forma do diálogo
Com o ritmo e a prosa
Os ruídos significantes
A linguagem musical
O plano das oralidades
A melodia e os sons
- Compõe a Mensagem.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Livro

O Livro "Reunião de toda a Gente" escrito em forma de romance, um tanto experimentalista e inovador na forma, mesclado de impressões vivas e confusão entre ribalta e realidade, de Carlos meu companheiro: neste sofá onde o leio, na tarde de sábado, dirijo meu olhar com atenção para este fragmento deveras vivo: "Amar se Aprende Amando" e "Amar Verbo Intransitivo" ou o ABC poético de toda conjunção carnal e não abstrata. O "ABC da Literatura" de Ezra Pound. Também "Memórias Sentimentais de João Miramar". Eu, seu companheiro de longa data, Marcos: estou surpreso; pois sou leitor experimentado e reconheço estas obras de Drummond e Mário de Andrade onde a relação amorosa é retratada ou de Oswald que inova e experimenta no Romance Modernista com "Memórias Sentimentais de João Miramar" e mesmo os ensinamentos de Pound acerca de poesia e do verso - da literatura de forma total.

domingo, 10 de maio de 2009

Filosofia e Solidão

Margueritte Duras reconheceu que escrever assemelha-se a morrer lentamente e que a morte desta mosca nada significa, assim como a nossa para o universo. Ninguém quer saber acerca desta fatalidade. Então esta autora frisou a solidão do escritor. E este estertor particular. Uma casa e o piano com canções, o barulho dos vizinhos, a janela entreaberta e os passantes, as cortinas, o lado obscuro do recinto em que estamos e as sombras. Não pedimos silêncio, mas estamos silenciosos, a sós, ouvindo o ritmo da respiração - seculares.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Thriller

O Modo de vida urbano, o programa de uma cidade retratada, a característica desejada - o projeto. A luta diária pela sua manutenção, os cidadãos intervindo, a amizade e o grupo. A influência e os poderes, as técnicas. Também a tecnologia e os cuidados. O sexo e o amor, a amizade e a cidadania, o trato e os cuidados. Um pouco da modernidade em "Flash-back" em história já concluída, um pouco do sonho e de Pop Art. A Arquitetura e os ambientes, o telefone, a biblioteca, a T.V., o cinema, a avenida, o restaurante, a moda e a cultura resultante. O Atual e o de nossos dias caracterizado. A cidade e as relações, o trabalho e o amor, uma grande ficção - "vidas urbanas..."

terça-feira, 5 de maio de 2009

O Teatro Contemporâneo

Muito de modernidade e inventos, de Pop Art, da vida nas grandes cidades, de ambientes iluminados, de Brut Art, o teatro do absurdo! O delírio e a esquizofrenia, a psicose e a sociopatia, a arte feita manifesto! Discursos delirantes e desconexos, construídos, a valorização da forma, do "Non Sense", das rádios livres, o crime violento, a angústia e a neurose - o clima e ambiente das grandes cidades modernas. Esta Contemporaneidade é encenada com dificuldade, o cenário e a montagem para retratação são custosos, muito de "A Morte do Caixeiro Viajante", de "Diário de um Louco", de "Eles não Usam Black-Tie", de "A Serpente" ou "Véu de Noiva"...

domingo, 3 de maio de 2009

Cabala

O Poeta que fui
foi assassinado
na Rua Morgue
Pela Imaginação
De Edgar Allan Poe.
Hoje quis Vingança.
Interceptei o Poeta
em sua caminhada
para a Verdade
e o matei bêbado!