quinta-feira, 16 de junho de 2011

DIÁLOGO

O que é a análise para Lacan? A que serve o pensamento analítico e a psicanálise? A principio afirmamos que serve também para autoanálise. Para ajuda de pacientes com casos clínicos? – Nem sempre...
Aproximar Lacan e Sartre é muito difícil. Encontrar um elo que os aproxima é muito inverificável. De todo modo, a dialética e a análise tem algo em comum? – Não!
- “Me dá um desejo de morte ou de dor...”. – Lacan comentaria esta improvável fantasia ou queixa? Falaria da pulsão de morte ou de Tânatos, diria que a vida não é só prazer e que o paciente deve recalcar seus desejos, comportar-se bem. Que a cultura e a vida social, não permitem muitas liberdades.
Sartre por sua vez diria: - “Você deve engajar-se e lutar, engajar seu desejo em algo material, promover a existência em algo essencializante, primordial, a luta pela produção social de bens materiais desejáveis, algo eminentemente positivo, não-alienante, possivelmente bom politicamente. Eis o meu desejo engajado no plano político”.O que é estar em falta com o desejo? Lacan diria: - “A busca desregrada do prazer e desejo. Não respeitar a lei. Mas também perder o objeto de desejo e o desejo de seu a. O objeto a psicanalítico nada mais é que o desejo engajado - diria Sartre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário