terça-feira, 21 de junho de 2011

INTERNAUTAS


Marcos Silva Oliveira

Os computadores monitoram nossa inteligência e nos tornamos extensão desta máquina. Existem programas rodados no computador para diversas funções: textos, vídeos com câmera WEB, desenhos, música, animações, gravação de Cd’s-rooms, exibições de filmes, imagens, fotos e outros mais que podem ser armazenados no computador.
A WEB é uma rede de computadores mundial, onde há estocagem de informações disponíveis, estreito entrelaçamento com correios (e-mails), e-books, contatos com jornais, programações da TV, endereços de universidades, IPI’s pessoais, sites e blogs, bancos de imagens, portais onde serviços estão disponíveis. Além disso, atualmente a WEB e a Internet dispõe de bancos de dados e sites onde o Internauta livremente pode emitir e receber informações (inputs e outputs). E pretendemos nova geração de máquinas programadas para operar com linguagens simbólicas (Pierre Lévy).
Um computador plugado e conectado à internet significa pórtico para realidade virtual; abertura ao comércio eletrônico, informações sobre documentações e obras significativas disponíveis; fotoblogs, programas operacionais de engenharia e arquitetura, de diagramação de jornais, livros e revistas; todo tipo de novos formatos.
Há também sites de conversação e também de filmes prontos para download e canais de TV interativos; revistas eletrônicas de instituições e universidades, textos de sujeitos da era da informação e do conhecimento, internet de funcionamento interno de empresas (grupos econômicos) bancos e bolsas de valores onde a transação financeira é toda mediada por supercomputadores.
Contas de bancos, telefonias, documentação acessíveis via internet e usuários plugados e conectados com “inconsciente maquínico” – on-lines. Infovias de informações, dinamismos, internautas navegando e surfando através desta realidade dimensionada para controle da inteligência. Informações para telemarketing. Na economia ainda não medimos as conseqüências desta transformação.
A WEB e internet promovem milhões de internautas conectados pelo mundo em sistemas de informações considerados livres. Na medida em que o valor primeiro é a publicidade da informação e não o sigilo. O interagir e o ponto de chegada – monitoramento do trabalho. A autoria do computador e a navegação dos internautas.
O futuro da Internet está no comércio eletrônico (lojas virtuais) e no disseminar das informações entre estados e nações, na informatização dos serviços – bibliotecas, centros de pesquisas, na rede de comunicação aberta – jornais e instituições de ensino, bem como na cidadania planetária do indivíduo educado na era do conhecimento e informação. Sujeito descentrado e pronto a decodificar todo tipo de códigos. O conhecimento tem agora valor de produto mercadológico.
A educação das crianças em idade de aprendizagem será nas escolas, com a nova política governamental, através de laboratórios e telecentros, mesmo com notebooks pessoais, motivados por valores completamente distintos das gerações passadas. Os nerds disseminarão as informações após adentrarem a pós-modernidade. O vetor principal é a geração de conhecimento.
Jornais e centros de pesquisas, universidades, sites de conversação, comunicações entre indivíduos e grupos coletivos, redes sociais, laboratórios: geram ambientes imersivos na Internet. O computador está presente e disseminado em larga escala no corpo social. Todos on-lines...
Cada vez mais as nações e estados interagem gerando não sigilo, mas circulação das informações. A climatologia, a comunicação em tempo real planetária, satélites e os canais de TV’s, as agências de notícias – são eficazes em nosso tempo real.
A era do conhecimento e informação inaugurada põe disponível para controle: contas bancárias, telefonia, serviços e informações de todo gênero. Cibercultura e tecnologias da inteligência. Inclusive simulações monitoradas para produção de artefatos industriais.
A noção de trabalho e do que seja trabalhador, com os empreendimentos e empresas, seu valor renovado é de dinamismo e a qualquer hora e qualquer espaço geográfico. O preço do trabalho medido pela disponibilidade do trabalhador na rede de sua empresa.
PC’s, internet’s, informações, e-books, imprensa, comunicações em escala planetária. Indivíduos e cidadãos com outras concepções de cidadania, de democracia, voto eletrônico: formas de agir e trabalhar - de lutar por direitos. Internet livre porque acessível. Forjando e re-dimensionando o ciberespaço.
E Internautas na medida em que surfar pelas infovias da imaginação, navegar por mares da internet, abre o horizonte do futuro. E também algo presente em nossa época: a era do conhecimento e da informação com a nossa paixão desenfreada tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário